quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

[Por Renan Collienne] Janynne em defesa do Jonh!

O JOGO DOS 7 ERROS

Nada contra você Hugo, mas já que começou com a brincadeira...
Como alguém que está cursando "jornalismo" acusa outra pessoa de cometer erros primitivos escrevendo um post como o seu?

Estive lendo1 o post do meu amigo Jonh e notei que o mesmo2 sofre de desvios gramaticais muito preocupantes3, não pela sua gravidade em si4, mas pela quantidade e frequência5. São erros primitivos que tornam o texto dele, no mínimo, zoado6...HAHAHA

A dinâmica na7 correção funciona assim:
(...)


1 - Ouse iniciar um realese ou um artigo com esta expressão... Na faculdade é zero... Em um emprego, total perda de credibilidade! Experimente palavras que não sejam "chavões" e dispense o gerundismo. Que tal "Após ler", "Ao fim da leitura", entre outras? Aposte na simplicidade.

2 - O mesmo? O que? O post? O Jonh? Ao terminar a leitura da frase percebi que referia-se ao seu amigo, mas o período é confuso e desconexo, sua tentativa de retomar o substantivo sem repetí-lo foi frustrada, pois não se tornou clara.

3 - Não se trata de um pleonasmo em si, mas de um exagero desnecessário, bastava referir-se aos "desvios gramaticais preocupantes", o uso do advérbio tornou o post altivo e esnobe (assim como o meu, mas essa é a intenção).

4 - "sua gravidade em si", se isso não é um pleonasmo, desisto de entender a língua portuguesa, não preciso fazer mais comentários sobre este erro medonho.

5 - As palavras quantidade e frequência estão referindo-se ao mesmo termo: mais uma vez pecando pelo exagero, da próxima vez utilize apenas "frequência", o sentido continuará o mesmo.

6 - Não é um erro, mas não sei se há espaço para uma gíria em um post tão "culto" como o seu...

7 - O correto seria "da" - É sério que você errou isso? Me diz que foi de propósito...

NOTA: Hugo, meu querido Huguete, espero que depois dessa você aprenda uma lição, e que melhore como escritor, como amigo e até como cidadão. Bjooo

P.S.: Se alguém mais quiser fazer alguma correção, o faça de maneira direta (msn, resposta do post, pessoalmente), não façam como eu e o Hugo (isso é muito feio!).
E não é pra ninguém zoar o Jonh.. Eu não deixo!! rsrs..
E Jonh.. Continua postando...


P.S.2 (Renan): Hugo, é sacanagem um aluno de linguística corrigir um cara que acabou de sair do ensino médio... Mas é vergonhoso um aluno de jornalismo ser corrigido por alguém das exatas!

8 comentários:

  1. Quanto ao primeiro confesso que desconheço a regra ou o critério utilizado; o segundo discordo, pois o "amigo Jonh" está perto do termo "o mesmo"; realmente exagerei no uso do "muito", mas a frequência de erros no texto me levaram a destacá-lo assim; concordo com a existência do pleonasmo, mas minha intenção, apesar de falha, era dizer que não era somente pela gravidade; o meu post nunca foi culto, era um post pra zoar o Jonh, o blog é uma "zoação" só (entre aspas pra não ser penalizado de novo); o sétimo foi uma falta de atenção de quem estava fazendo o post às 3 ou 4 da madrugada, e não por desconhecimento;

    Em sumo, reconheço minhas falhas, e gostaria que o Jonh olhasse isso como uma crítica construtiva, apesar de meu tom no post ser irônico ou sarcástico. A crítica nos faz crescer, e devemos encará-las, desde que haja o respeito pela pessoa que escreve, como positivas, pois são a favor da evolução do nosso trabalho. OBRIGADO JANYNNE pela colaboração. Sou um estudante e um cidadão bem melhor depois disso tudo.

    ResponderExcluir
  2. auhsuahsuahsuahsua

    Eu sou eu mesmo com o acréscimo de estar mais alegre, depois disso tudo

    ResponderExcluir
  3. Talvez os brasileiros gostem de erros, já que o Texto do Jonh foi o mais engraçado e que gerou mais acessos ao nosso blog, e olha que o Vampiro Master of Sangues escreveu isso enquanto jogava seu Dota diário. Entendo a intenção pós-dita de corrigir o texto dele, mas achei um fracasso total. Só quem pode nos corrigir é Deus, o que tudo sabe, e tenho certeza que a hora de cada um chegará diante da verdadeira banca de correção da vida. Caso não chegue, a vida lhe proporcionará uma própria para você, e olha que essa é bem pior que a do Homem lá de cima. Os textos aqui tem que ser alegres, acima de tudo. Lembro-me de ter redigido no primeiro post do Blog a intenção de melhorar a escrita, e assumo a importância de uma perfeita escrita, já que sou cobrado semestralmente para que possua uma evolução geométrica na qualidade dos meus textos, mas quanto mais vejo isso, mais sinceros e humildes ficam os meus votos a favor da intenção e significados que os textos possuem, e não só a sua estética. Espero que cada um de nós tenha aprendido a lição do dia, porque eu aprendi; e claro, brotou um forte medo da Janynne, já que, além de ser forte fisicamente (elogio), agora ela mostrou seu lado Meire de Ser, o que me despertou quase uma paixão, mas creio que o Renan não aprove isso, ao menos que eu o ganhe no pvp, o que também é difícil. Enfim, viva ao Português e uma salva de palmas para Janynne, merecedora indiscutível do Prêmio Touro de Ouro da noite.

    - Pedro Osório

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meninos... O Renan saiu pra trabalhar, ele postou pra mim e deixou aki aberto...
    Hugo, vc sabe o tanto q eu gosto d vc neh?!
    Pois é, só tava zoando tb..

    E vc é um bobo alegre Vinícius! Qdo vc tah em Gyn d novo?

    Pois é Pedro, vc é um fofo! Não vou mais fazer isso não tah... É q dessa vez eu não me contive...
    E eu não fico escrevendo certinho na net não, foi só pra pegar no pé do Huguete msm...

    Saudades de vcs(todos)!

    BjO

    Janynne

    ResponderExcluir
  6. Janynne, devo sair daqui de mba indo pra gyn dia 31 de janeiro

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho o seu msn, janynne Oo

    Me adiciona: vinicius_xvra@hotmail.com

    ResponderExcluir