quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

[Por Hugo Filipe] A imagem do Futebol em crise

O futebol é apontado como um dos maiores símbolos culturais brasileiro. Sua tradição é tão intensa que o país se tornou centro mundial de formação de jogadores, e por isso, em qualquer torneio internacional que entre, seja de clubes ou de seleções, é sempre considerado um dos favoritos ao titulo.

É tão cultural que muitas crianças sonham, desde muito novas, a se tornarem jogadores de futebol. Para isso, inscrevem-se em "escolinhas", que revelam promessas. Estas são enviadas para as categorias de base dos clubes, e quando se destacam, como na Copa São Paulo de Futebol Junior, que iniciou essa semana, podem ser contratados como Profissionais. Depois estes sonham em jogar na Europa, jogar na Seleção Brasileira...enfim, a caminhada é longa até o sucesso. Muitos não conseguem, devido às dificuldades de ficar longe da família, à pressão, entre outros fatores.

Ser jogador de futebol nesse país, além de ser tratado como herói, significa, para muitos, o sonho de ter dinheiro e MULHER. Mas, as imagens a seguir são de fatos do futebol mundial, e certamente, vão de contra a generalização desse sonho que, supostamente, paira sobre a cabeça dos futuros jogadores. As duas primeiras fotos são de jogos de hoje do Campeonato Italiano.


Thiago Motta é "encoxado" por Chivu
Strasser tem o seu reto acariciado por Cassano
Ibrahimovic e Gerard Piquê em cena "caliente"
Phill Neville e Scholles se beijam durante jogo
Rooney e Cristiano Ronaldo - Mas, essa fotografia, devido ao ângulo, passa uma mensagem que não é real.


Bom, depois dessa exposição fotográfica, tome cuidado quando alguém lhe chamar para uma pelada...rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário