segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

[Por Pedro Osório] Breve comentário sobre tiros na cabeça.

Costumo ter sonhos bizarros, e hoje não foi diferente. Sonhei que observava, de bem próximo, um jovem, com cerca de vinte anos, ser executado, não só com tiros na cabeça, mas em boa parte do seu corpo. Eram três assassinos que, enquanto efetuavam os tiros, falavam para vítima: “Você não vai correr”, “Você vai morrer aqui”. Ao mesmo tempo o jovem, estirado no chão, podendo apenas movimentar a cabeça para questionar aquela ação, falava com uma voz calma, mas questionadora, enquanto os tiros o atingiam: “Não estou entendendo, [...]” Esse colchete está ai porque me lembro que a vítima gritava o nome de um dos assassinos, esse nome, que mal me lembre, era Miguel, Paulo ou outro que começava com a letra “P”, mas, devido essa incerteza, preferi não colocar algum nome como realmente correto. Tudo isso se passava num quintal de terra de casa, e a Mãe da vítima só olhava, encostada na porta que dava pro quintal, o assassinato do filho apenas com a mão no rosto.
As partes interessantes (ou até simbólicas) desse sonho são duas; a primeira é à distância em que observo a execução, cerca de um metro, e não estava sendo percebido ou notado, era como se eu fosse um narrador observador.
A segunda e a razão de fazer este post é que a vítima, depois de atingida nas pernas, costas e nuca, acabou ainda levando cerca de quinze tiros na cabeça, e o mais incrível, ou até mesmo engraçado, é que ele continuou a movimentar a cabeça e, olhando para trás, falando aquilo que digitei como sua única frase na primeira parte deste post. Assim, mesmo a cada seção de disparos contra a sua cabeça, a jovem vítima ainda questionava aos seus algozes o porquê daquela ação.
Não me lembro o fim do sonho, não tenho certeza se nele o jovem morre ou não, já que era em minha cabeça, cerca de quinze tiros contra o crânio de uma pessoa não significa, obrigatoriamente, que ele tenha que vir a falecer.
Assim, ficam ai duas “boas” partes do sonho que merecem uma interpretação. Quem gosta de fazer isso e queira falar é só comentar, talvez eu escolha uma mais interessante, mas sem palhaçadas, amigos.
Mas o meu post não termina por aqui. Agora vou, finalmente, fazer um breve comentário sobre o significado de tiros contra a cabeça de alguém. Eles podem ser bem-vindos ou não. Depende de qual cabeça que acertam. Tem os que são disparados pelos próprios donos das cabeças ou por terceiros. Ainda assim, existem os que matam (quase sempre) ou não. Mas todos são mal-vistos (ou não) pela desfiguração que causam nos crânios dos nossos semelhantes. Espirra massa cefálica misturada com coro cabeludo e, se for o caso, muitas caspas. Mas existe o lado positivo, a morte é instantânea (diferenciando-se das pessoas assassinadas em meus sonhos), o que é sempre bem-vindo para alguém que esteja sofrendo muito ou que vá morrer de qualquer maneira.
Como prometido, o significado de tiros na cabeça; creio que seja morte ou uma péssima paralisia em boa parte do corpo e perda de grande parte da consciência de se determinar de acordo com o mundo ao seu redor. Mas acredito que o significado não morra por aqui, e prossiga muito além dessas palavras. O impacto é grande por uma morte causada por tiro na cabeça, e sempre fica marcada; “Fulano morreu com tiro na cabeça, égua-mano!”. O Presidente John F. Kennedy (1917 – 1963) que nos diga. Parece que sempre são os assassinos mais cruéis, e ao meu ponto de vista, efetivos e competentes, que disparam contra a cabeça dos seus desafetos ou, simplesmente, suas vítimas do dia, não é, Senhor André Matias?

3 comentários:

  1. "Ainda assim, existem os que matam (quase sempre) ou não. Mas todos são mal-vistos (ou não) pela desfiguração que causam nos crânios dos nossos semelhantes. Espirra massa cefálica misturada com coro cabeludo e, se for o caso, muitas caspas. " Talvz todo esse blablabla contra o suicídio seja por depois ter que limpar a massa cefálica do indivíduo que se matou. Brincadeira, falando sério agora: me parece que as objeçoes contra o suicídio sao em maioria de ordem egoísta: a pessoa que vai contra o suicídio de alguem só está pensando em si, no que vai sofrer pela morte do suicida, e geralmente nao no sofrimento da pessoal.
    "Mas existe o lado positivo, a morte é instantânea (diferenciando-se das pessoas assassinadas em meus sonhos), o que é sempre bem-vindo para alguém que esteja sofrendo muito ou que vá morrer de qualquer maneira." Concordo.

    "o significado de tiros na cabeça; creio que seja morte ou uma péssima paralisia em boa parte do corpo e perda de grande parte da consciência de se determinar de acordo com o mundo ao seu redor. Mas acredito que o significado não morra por aqui, e prossiga muito além dessas palavras." Nao entendi se aqui vc se refere ao significado das pessoas temerem o "tiro na cabeça" ou se vc fala do significado do seu sonho. No primeiro caso, pode ser isso mesmo, faz sentido.

    Agora me referindo ao sonho. Sinceramente nao tenho nenhuma interpretaçao decente para as 2partes do sonho q vc apontou. Talvez 1contribuiçao importante: a psicanálise trabalha bastante com interpretaçao dos sonhos, mas ela é 1pouco reducionista porque relaciona tudo ou quase tudo a sexo; talvez nesse aspecto os junguianos tenham mais razao (os junguianos ou analistas partem da mesma base da psicanálise mas divergem em vários pontos). De qualquer modo seria interessante estudar 1pouco sobre ambos.
    Tentanto uma interpretaçao bem forçada: segundo a psicanálise os sonhos representam nossos desejos e/ou medos reprimidos, ocultos ou muito internalizados, partindo dessa premissa, vc me dissera um dia desses que sua mãe (nao sei se devo comentar isso,qualquer coisa a gente apaga) passou mal e ficou perto da morte, talvez o sonho tenha a ver com isso, mas ficaria por explicar os tiros (que sao bem expressivos), dos quais nada tenho a dizer.

    ResponderExcluir
  2. esqueci de me identificar no outro comentário [Vinícius Rodrigues]

    ResponderExcluir
  3. Querido Pedro eu tenho algumas observações sobre seu ''sonho bizarro'', a primeira delas é que isso foi um pesadelo( bazzinga), a segunda observação é que tente não dormir pra não ter esse tipo de idéia sobre um fim cabuloso, passe noites em claro bebendo , jogando dota , uno porrinha, se destraia de sua rotina chata e cansativa de estudar nossa constituição e tentar burla-la, sobre o terceiro assassino com a letra P, tenho alguns suspeitos...
    Phill collins, Phantom lancer , Pescador parrudo e você próprio tentando suicidar-se a você mesmo. Grato pela atenção, beijocas e pipocas :*

    ResponderExcluir