domingo, 12 de dezembro de 2010

[Por Hugo Filipe] Metal Contra o Preconceito


ESTE TEXTO FOI PRIMEIRAMENTE PUBLICADO NO BLOG WWW.JORNALISMOFEDERAL.BLOGSPOT.COM, E VEM COM A INTENÇÃO DE SER UM POST SÉRIO, COISA RARA NESSE BLOG...HAHAHAHA


         Recentemente, a banda inglesa de Heavy Metal, Iron Maiden, confirmou shows para a temporada 2011 aqui no Brasil, e Belém terá o privilégio de ser a unica cidade contemplada da região norte.

        Meu texto, na verdade, começa quando nasci. Claro que isso foi uma hipérbole, pois o que quero dizer é que o assunto tratado é fruto de um preconceito freqüente na minha trajetória. Enfim, em um país de uma abundante combinação de pessoas, cada um com uma forma de cultuar o ambiente a sua volta, natural que existam diferenças de brasileiro pra brasileiro. No entanto, é inadmissível que haja tanto preconceito, tanta adversidade, de modo que estas barreiras impossibilitem a boa convivência entre “pessoas diferentes”.
        
           Sempre ouvi coisas como “essa banda é satânica” ou “isso é só gritaria, ruídos,...” ou ainda “isso é música de maconheiro”. Isso tudo resume a manifestação crítica de um estereótipo criado pela sociedade. O rock tem sido duramente ilustrado como “musica de rebelde”. Só para ilustrar, as pessoas se esquecem, mas foi o punk rock e a MPB que combateram “ideologicamente” a ditadura militar no Brasil. O rock propunha uma revolução explícita. A MPB era mais sutil, contudo tinha os mesmos objetivos.

          Quanto ao julgamento de bandas satânicas, tenho um exemplo para dar-lhes. (...) Em 1992 a banda Iron Maiden foi proibida de tocar no Chile. A Igreja Católica pediu ao governo providências contra a apresentação da banda e foi atendida. Segundo a igreja a música “Bring Your Daughter To The Slaughter” incitava o assassinato e “The Number Of The Beast” incitava satanismo e assassinatos (...) ¹. Certamente vocês devem ter ouvido a respeito de uma banda de heavy metal inglesa chamada Iron Maiden. Essa banda ficou famosa na década de 80 quando iniciou uma nova tendência do rock, o metal melódico. Seu estilo torna-se especial quando analisamos a proximidade de seus riffs com as construções clássicas, o que nos dá um sinal de como suas músicas são complexas e de difícil execução. Suas letras² falam da morte, da existência de criaturas sobrenaturais, entre outros assuntos desse porte, de uma forma bem estruturada, rica, pois são estruturas poéticas rebuscadas. Mas daí julgar a banda como satânica porque suas letras têm essa temática é ser muito tendencioso já que satanismo³ pressupõe práticas macabras - assim como já fez Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath (traduzindo fica Sábado Negro, que foi um episódio satânico), durante um show mordeu um morcego vivo, talvez em alusão aos vampiros (?) – buscando, desta forma, seguir ao deus Satã (para os satanistas, Satã não é contrário a Deus, e sim, é o próprio Deus), com convicção e crença, pois também não deixa de ser uma questão de fé. No entanto, tratar desse assunto não é segui-lo. Suas composições devem ser encaradas como reflexivas, críticas, ou até mesmo cheias de adrenalina, características que sempre atraem aos jovens – sendo este último, motivo pelo qual muitas igrejas, principalmente evangélicas, tem relutado, acusando as bandas de metal em geral de desviar a conduta destes. E até por isso, houve uma reformulação da música evangélica com o surgimento inclusive do metal gospel (lembrando que metal se caracteriza pelo uso de solos e riffs, muito rápidos e pesados e normalmente com vocal de timbre agudo, não sendo atribuído assim pelo tipo de letra abordada), em mais uma tentativa de atrair a juventude às igrejas.
Os rockeiros ingleses também têm como mascote, o Eddie, uma caveira que sempre estampa as capas de seus discos e faz aparições inusitadas em seus shows. Uma curiosidade sobre o Eddie é que no Rock In Rio de 1985, a banda teve contato com a torcida organizada do Vasco da Gama, e a partir disso os músicos tornaram-se torcedores do time. Além disso, a torcida do Vasco sempre estampa uns bandeirões, em dias de jogo, com a imagem do Eddie e a cruz de malta (um dos símbolos do time carioca).

             A banda também tem outras participações sociais, p.ex. o vocalista, Bruce Dickson, é presidente do clube de esgrima na Inglaterra, sendo que neste referido país esses cargos de grande importância só podem ser exercidos por alguém que tem boa imagem, ou seja, seguindo as convenções do padrão de conduta inglesa. Esse código é tão rígido que recentemente o jogador/capitão da seleção inglesa, John Terry, se envolveu em um escândalo pessoal por manter relações com a mulher de seu companheiro de seleção, o jogador Wayne Bridge, e por isso, ele perdeu o posto de capitão da seleção inglesa – Imagine se isso fosse no Brasil, a seleção nacional não teria nenhum capitão....ahahahahaha zoeiii.


             No entanto, se a banda realmente tivesse um status negativo, como ligação ao satanismo, como muitos leigos julgam, Bruce Dickson não presidiria nenhum clube social na Inglaterra e nem o Vasco aceitaria o uso da imagem do Eddie em suas bandeiras.

      Para concluir, gostaria de acentuar que minha análise sobre a banda está completamente fundamentada em minha condição de fã em primeiro lugar, por isso exponho a banda da forma como fiz. Contudo, gostaria de alerta-lhes, para não ser mal compreendido, que em nenhum momento coloquei que meu gosto musical é superior a qualquer outra tendência - digo isso a respeito de outros ritmos ou até mesmo de quando citei os feitos da igreja evangélica – e meu único objetivo aqui é quebrar essa imagem pejorativa a qual o rock em geral é atribuída e espero conseguir contribuir de alguma forma pra isso.


¹Fonte: www.letras.com.br

²Título: Bring Your Daughter... To The Slaughter (tradução)
Título Traduzido: Traga Sua Filha Pro Abate

Benzinho, está chegando a meia noite
E todas as lendas estão na cidade
Amor de verdade e batom sobre seu linho
Morda o travesseiro e não faça barulho
Se existe algum meio de ganhar a vida
Antes que sua vida se torne seu túmulo
Melhor você saber que eu sou aquele
Então abra sua porta dos fundos e me convide a entrar

Benzinho, o dia está quase indo embora
O sol está se esgueirando no céu
Não há remédio para dor no coração
Apenas palavras vazias e bobagem

Então caia de joelhos querida
Tome uma atitude
Você apenas reze para que eu esteja esperando
Pois você sabe que chegarei em breve 

Então
 agarre-se ao seu orgulho bobo, sem volta
Em lugar nenhum, nenhum lugar para se esconder

Traga sua filha,
traga sua filha para o abate
Deixe-a ir, deixe-a ir, deixe-a ir

Meu comentário sobre a letra: confesso que a letra é realmente pesada, mas no sentido sexual, não sendo assim uma alusão ao satanismo ou violência.

Título: The Number Of The Beast 
Título traduzido: O Número da Besta

"Maldito seja, Ó Terra e Mar,
O Demônio manda a besta com fúria,
porque ele sabe que o tempo é curto...
Deixe aquele que ousa tentar entender
o número da besta...
É um número humano,
seu número é seiscentos e sessenta e seis."

Saí sozinho, minha mente estava vazia
Eu precisava de tempo para pensar,
para tirar memórias de minha cabeça

O que eu vi? posso acreditar?
que o que vi naquela noite
era real e não apenas fantasia

Tudo o que vi nos meus velhos sonhos
eram os reflexos da minha pervertida
mente bem atrás de mim

Porque no meus sonhos, está sempre lá,
a face do demônio que bagunça
minha cabeça e me leva ao desespero

A noite era negra, não adiantava impedir
Pois eu só tinha de ver, alguém estava me observando
Na neblina figuras escuras se moviam e rodopiavam
Seria tudo isso de verdade ou algum tipo de inferno
666 o número da besta
Inferno e fogo foram gerados para serem liberados

Tochas brilhavam e cantos sagrados eram entoados
enquanto eles começavam a gritar,
mãos eram erguidas ao céu
Na noite
os fogos ardendo brilhantemente
O ritual tinha começado,
o trabalho de Satan está feito
666 o número da besta
Está tendo Sacrifício nesta noite

Isso não pode continuar, devo informar a lei
Será isto real ou algum louco sonho?
Mas me sinto atraído 
pelas hordas demoníacas que cantam
Eles parecem me hipnotizar...
não consigo evitar seus olhos
666 o número da besta
666 aquele para você e eu

Eu estou voltando, eu retornarei
E eu irei possuir seu corpo e eu irei queimá-lo
Eu tenho o fogo, eu tenho a força
Eu tenho o poder de fazer o meu mal seguir seu curso

Meu comentário sobre a letra: The Number Of The Beast é sim uma letra que claramente que tem uma temática pesada, mas deve ser ressaltado que trata-se de uma passagem do texto bíblico do apocalipse,  A banda tem sido mal interpretada por isso, e se considerarmos esses parâmetros ao "pé da letra", literalmente falando até, o escritor barroco, Gregório de Matos Guerra deveria também perder seu prestigio poético já que este abusa das críticas religiosas em suas composições, por exemplo.

³O satanismo é um movimento religioso e filosófico centrado em torno de Satã ou outra entidade identificada como Satã, ou centrado nas forças da natureza, em particular da natureza humana, representada por Satã como um arquétipo. Ao contrário de muitas religiões e filosofias, o satanismo foca a sua atenção no avanço espiritual e/ou hedonista do indivíduo em vez de a focar na submissão a uma divindade ou a um conjunto de códigos morais. Existem vários tipos de satanistas na sociedade contemporânea.

Autor: Hugo Filipe

Confira fotos e vídeos da banda:
- Bandeirão do Vasco estampado com o Eddie

- Vídeo do show do Iron Maiden no momento em que um robô com a imagem do Eddie faz uma aparição inusitada no palco – vale a pena conferir
http://www.youtube.com/watch?v=_Y6hgbgDd9U

6 comentários:

  1. Ai que burro da 0 pra ele ...
    brincadeira cara, muito bom o uso dos argumentos.
    Queria ver um texto semelhante à esse Redigido pelo Pedro, sobre seu gosto por Melody.
    Amplexos.

    ResponderExcluir
  2. ahuaauhauhuahuha... é verdade, a pauta é excelente mesmo... Pedro, vamo lá cara...tá na hora de se assumir todo mundo sabe que vc subiu nanave do rubi....kkkkkk

    flws

    ResponderExcluir
  3. Vc me paga 1real se eu ler o texto inteiro? Tipo, ainda bem que vc nao faz parágrafos grandes como eu,né?, porque isso prejudica e cansa a leitura (y)

    ResponderExcluir
  4. Pra mim esse papo de banda tal ser ou nao satanista nao passa de um blablabla irrelevante. O eu acho que importa na música (e arte em geral), é a sublimaçao, e pra essa "catarse" pouco importa que simbolismo ou imagem poética se utiliza, mesmo que os caras adorem o Chadao como um TOuro de Metal, que, convenhamos, é pior do que adorar satã [vcs estao por dentro da discussão hermeneutica e exegética de que o Diabo tal como o senso comum o vê nunca existiu e isso se baseou em más interpretaçoes dos textos bíblicos? isso sim eu acho um papo relevante, ou pelo menos interessante]

    ResponderExcluir
  5. claro que talvez seja uma grande perda teológico e/ou cultural extinguir o diabo. E aquele clássico problema, de Deus ser bom, onipotente e existir o mal, ficaria bem mais pertinente.

    ResponderExcluir
  6. Nota devidamente publicada, com linka para teu bogue. Gostei do texto. Abraço.
    http://isnandebarros.blogspot.com/2010/12/garimpando-pelos-blogues-da-vida-acabei.html

    ResponderExcluir