domingo, 19 de dezembro de 2010

[Por Hugo Filipe] 2010 - O Ano das Mídias Sociais



É comum que em todos os fins de ano na televisão aberta, especiais como Retrospectiva 2010 são realizados. Este post procurará fazer isso, mas no âmbito das mídias sociais, pois, sem dúvida, este foi O ANO DAS MÍDIAS SOCIAIS.


De caráter mais pessoal e não menos informativos, os blogs e redes de amizade certamente encontraram público que ambicionaram, dinamizaram suas ferramentas interativas para garantir a liga entre 'interneteiros' e 'internautas' e se consolidaram, em muitos casos, como a fonte da informação primeira, pois as horas de vida online, em média, tem aumentado e muitas vezes um fato antes de ser noticiado na televisão já está sendo comentado no twitter ou em algum blog por aí, o que pra quem está on é uma vantagem, já que a informação vem até ele, e não o contrário.

Recentemente aconteceu isso durante a ação do Rio de Janeiro contra os traficantes da favela da Vila Cruzeiro e do Morro do Alemão. Minuto a minuto, blogs, redes sociais e agências de notícia atualizavam suas páginas com novas informações da empreitada carioca.
As redes também criaram espantalhos, como o de Roseana Sarney aqui no Maranhão, principalmente durante as eleições, ou Galvão Bueno durante a Copa do Mundo, este ultimo tornou-se fenômeno internacional devido a má interpretação do estrangeiros sobre a massifica "twitação"do assunto, levando-os a entender que Galvão era uma pássaro em extinção, e até criaram campanha para a causa.

Outro fator relevante seria a participação cada vez mais intensa entre ídolos da mídia e os fãs. Luan Santana e o fã clube dele no twitter, por exemplo, ou Neymar, jogador do Santos FC, que utiliza a rede pra divulgar os fatos do Centro de Treinamento ou da concentração, e foi lá neste ultimo que o jogador, junto de companheiros do clube, se envolveu em uma interação mais intensa e até ofensiva com torcedores, durante uma transmissão pelo TwitCAM.

A twitCAM também foi utilizada durante os debates presidenciais do Segundo Turno entre Dilma e José Serra, sendo a atração, Plínio de Arruda Sampaio, candidato a presidente, mas ficou no primeiro turno. O ex-candidato usou a rede para comentar o debate durante o intervalo, inclusive levantou a bandeira do voto nulo através desta transmissão.
Este ano foi marcado pela primeira transmissão online de um festival de música, promovido pelo Youtube.com, que teve como atrações a nova geração do sertanejo, entre eles, Victor e Léo, Luan Santana, Jorge e Mateus,...

Pela rede, os programas de auditório e o Brasileirão 2010 se utilizaram para interagir com o público, liberando o canal para enquetes, comentários e vídeo-comentários. Marcos Mion, por exemplo, no seu programa na Rede Record, introduziu o mesmo sistema que já utilizara na MTV, que consistia em manter uma tarja embaixo sempre ligada da tela, e ali vão aparecendo os comentários do público enquanto ele apresenta o programa. Ou seja, virou meio híbrido: a internet interagindo com a Televisão.

Também foi possível pela twitCAM acompanhar congressos como o ENECON, que promove discussões sobre mídia, designer, publicidade,... e através do twitter assistir as mostras científicas, e participar twittando sobre os assunto discutidos.

Enfim, as redes sociais potencializaram a participação dos internautas este ano e fizeram destes, ativistas sociais, criando modelos, re-inventando, aprimorando e divulgando, pois, os blogs em parceria é isso que fazem.

Abraços, interneteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário